Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 15 de abril de 2010

VINHOS

 

Eu adoro vinho, de preferencia os brancos meio doces, gasosos, que lembram um refrigerante de vinho (rs…). Claro que eu prefiro um espumante, de preferencia proveniente da frança (champagne) que, por via de regra, são brut (seco) ou demi-sec (meio seco ou ligeiramente doce).

Eu tenho visto muitas noivinhas com dúvidas quanto ao tipo de vinho comprar para o casamento.

Como não sou entendedora, mas gosto do assunto, pesquisei um pouco para postar aqui.

Costuma-se usar o vinho espumante nos casamentos para fazer o brinde dos noivos, geralmente opta-se pelo brut ou demi-sec.

Para servir, pode ser escolhido um frisante demi-sec  ou amabile (doce). Vinhos mais adocicados são usados como acompanhamento de sobremesas e frutas, mas as “meninas” (como eu) adoram bebericar esse tipo de vinho por ser leve e de sabor agradavel.

Para qum não sabe a diferença entre espumante e frisante, vai abaixo a distinção:

 

Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. Para ter esse efeito o vinho é fermentado duas vezes, sendo uma em um container aberto para permitir o dióxido de carbono escapar e a segunda vez em recipiente selado, onde o gás permanece no vinho.

O dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (método champenoise) ou fora dela (metódo charmat).

As borbulhas de CO² que se formam durante o serviço são denominadas perlage. Em alguns lugares do mundo a palavra champagne é usada como sinônimo de espumante, o que é vedado inclusive por algumas legislações.

São considerados espumantes o champagne e o proseco (dentre os mais conhecidos)

Frisante ou gaseificado é uma classificação de vinho de mesa dada às bebidas com gaseificação. É um vinho que têm menos da metade da quantidade de CO2 em relação ao espumante. Sua fermentação pode ser artificial ou natural, com um conteúdo de anidrido carbônico mínimo de 0,5 atm e máximo 2 atm de pressão.

O tipo mais comum é o Lambrusco, proveniente da Região Emilia Romana, na Itália.

Lambrusco é um vinho frisante super leve devido baixa  concentração de gás carbônico e pressão. Refrescante como um refrigerante.

Bom, para as curiosas, eu comprei vinho lambrusco bianco dolce no OutLet Premium, preço bom e pagamento parcelado em três vezes no cartão de crédito!

Fonte:

portal são francisco

wikipédia

emporio sao paulo

academia do vinho

jornal do vinho

enciclopédia do vinho

meirelle fontanesi

adega do vinho

Um comentário:

  1. Oi Kellynha. Vim aqui agradecer pela força viu! Que fofa você é! Super obrigada, querida! E adorei o "nossas datas"...super bonitinho! Bjs

    ResponderExcluir